14/07/2008

Selo literário

Não pela capa, nem pelo título e nem pelo tema eu leria o livro A esperança é uma travessia, de Laila Lalami. Mas, pela primeira vez, um fato me levou a pegar o livro: um selo. O romance faz parte da coleção Safra XXI, da Rocco, que conta com autores como Benjamin Kunkel (Indecisão), Jonathan Safran Froer (Extremamente Alto & Incrivelmente Perto) e Martin Page (Como me tornei estúpido - sobre este eu nunca escrevi nada, mas também é ótimo). Não me lembro de ter escolhido um livro por conta da editora antes disso. Sei, por exemplo, que os da Cia das Letras costumam ser bons e os da CosacNaify têm o melhor acabamento, mas são caros. Mas, a respeito de conteúdo e seleção de estilo, tornei-me fã mesmo da Safra XXI (que, por sinal, tem um ótimo logo, acima).

Sim, o livro de Laila Lalami é bom. Daqueles que se lê em um dia (se inspirado). Ela é marroquina e trata da travessia de um bote de emigrantes para a Espanha, cruzando o estreito de Gibraltar. Alguns conseguem, outros não. O interessante é que, depois de retratar a travessia, ela volta para contar a história de quatro daqueles que ali estavam, antes e depois do trajeto. Seu texto também tem interessantes relatos sobre o way of life muçulmano, num estilo que lembra até o Nobel Orham Pamuk, embora ela seja muito mais econômica. É um livro total Século XXI, com críticas ocultas sobre estilos retrógrados, mas cética quanto à idéia de transformação total da vida por um fato redentor,

Nenhum comentário: