17/01/2008

Oriente Médio III

"O caçador de pipas" certamente é um livro com valor artístico menor do que o seu valor popular, mas ninguém pode negar seu sucesso em ter chamado atenção ao mundo islâmico para o Ocidente. Mas, se você quer mais literatura e mais conhecimento sobre as mulheres de véus e seus homens, seguem duas ótimas indicações:

"Neve", de Orham Pamuk, Nobel de literatura em 2006, é um ótimo livro que trata também do retorno de um filho do Oriente Médio para o seu mundo e o embate de culturas a que assiste e atua. Apesar de haver paralelos com o livro de Hosseini, o do Nobel é muitas vezes melhor. Mais sóbrio, mas mais envolvente. E traça, a meu ver, uma panorama menos caricaturado da região

"O beco do pilão", de Naguib Mahfouz, para mim, porém, é o ápice de contato que posso ter com o mundo islâmico sem tomar um avião. Ele é outro Nobel, mas de 1988. Seu livro se passa no Cairo, tratando de relacionamentos políticos e amorosos. Apesar de mostrar muito do mundo árabe, traz à tona temas universais com um ótimo estilo.

Ainda tenho os dois livros, mas só empresto sob a garantia de uma tira de couro do próprio corpo.

Nenhum comentário: