15/09/2010

5X Favela - O roteirista

Um amigo meu brinca que tem dias que parece que a nossa vida é escrita por um roteirista. Concordo! E hoje foi um desses dias, tudo girou em torno de um mesmo tema, do começo ao fim. O dia começou acompanhando uma palestra sobre a área internacional para uma galera de alunos de escola pública e terminou com uma sessão de 5X Favela. E a reflexão que começou logo pela manhã ainda não terminou, e olha que já passa da meia noite.

Fiquei pensando a angústia na cabeça desses jovens no segundo semestre do terceiro colegial. Que futuro eles conseguem imaginar para eles? Tem gente que imagina ser piloto de avião, outros querem ser jornalistas, engenheiros, médicos. Mas a verdade é que a realidade é bem mais dura, ingressar em uma faculdade pública não é missão simples e fazer essas faculdades duvidosas raramente é a saída para o começo de uma vida profissional. Fiquei imaginando o sufoco dos professores em terem que passar uma esperança que possivelmente nem eles tenham para um grupo de jovens sedentos pelo amanhã.


Coincidentemente, a primeira história do 5X Favela é a de um jovem da comunidade que consegue entrar em uma faculdade pública e faz uma série de esforços para seguir seu sonho e conseguir o diploma de advogado. Sim, a resposta para minhas reflexões veio...

Um comentário:

Rê Gallo disse...

Tb agurdo esse, em Tatuí.

Fê, pq vc não linka os posts no FB... Assim eu vejo suas raras atualizações....

Gosto do Zé, apesar dele ser abandonadinho.

Bjs.