02/10/2008

Caro Fernando,

Apesar da nossa formal relação de trabalho, tomei a liberdade de te escrever algumas palavras sobre o "Cegueira". Fiquei meses, talvez até mais de um ano, acompanhando o seu trabalho na imprensa, pesquisando uma matéria aqui, lendo o seu blog ali e tentando pescar o que seria esse seu filme. Por adversidades do dia-a-dia ainda não tinha conseguido ir ao cinema, e hoje o fiz, de uma das mais maneiras que eu mais gosto, sozinha. Sai do trabalho, comprei minha pipoca, minha Coca-Light e mergulhei em "Blindness". Sim, foi um mergulho, o filme passou em dez minutos. Quando menos vi já subiam os crédito e vi tantos nomes conhecidos - Que bacana! Foi o que pensei. Bacana que as oportunidades foram aparecendo na minha vida e eu fiquei tão perto daquele que há anos considero o meu ídolo.

Depois disso, comecei a pensar no filme propriamente dito. Confesso que não foi fácil assisti-lo sem olhos críticos. Esperei demais por esse material, a curiosidade me consumia e a ansiedade por não conseguir ir até uma simples sala de cinema mais ainda.

O filme é angustiante. Esse é o único adjetivo que, na minha opinião, o define. Falar que é bonito seria vago. O filme mostra que temos muito medo de ver e parafraseando uma cafona frase do Capital Inicial que pergunta "O que você faz quando, ninguém te vê fazendo?". O ser humano, talvez seja humano só por conta da visão. Poderíamos ser bichos. Temos institintos que quando não são controlados faz com que perdamos as noções de limpeza e de sociabilidade. Mas isso é o óbvio. O nosso medo de ver existe enxergando mesmo, e isso fica muito claro no filme. A gente tem medo, medo de encarar, de olhar de frente, de superar o preconceito. Uma pressão que a gente nem sente mais porque desde que nascemos aprendemos que tem que ser assim e esse passa a ser o nosso conceito de conforto. Não quero aqui postar que devemos transgredir as convenções, mas sim observar os sinais que os olhos podem ver. Esses sim podem fazer toda a diferença.

Um abraço, Fernanda

2 comentários:

Rê Gallo disse...

Arrasou, Fê! Que bom que vc colocou aqui aquele dia que você deu umas dicas para ele...
Bjs!

Anônimo disse...

Também assisti o filme e concordo total com seus coments Fê!!

Aliás, fazia um tempão que eu não visitava o Zé...

Bjão