01/09/2008

to lend or to borrow

Tem o ditado que diz que livros, mulheres e carros não se empresta. Porque são muito pessoais, acho que é a explicação. Outro que ouvi certa vez, de origem desconhecida (a mim pelo menos) é: bobo é o cara que empresta um livro, mas burro mesmo é aquele que devolve. Eu sempre segui essa máxima, mas infelizmente, acho que tenho me dado mal com essa filosofia. Isso porque eu acho que mais empresto do que tomo emprestado. Aliás, os anglo-saxões acho que foram muito mais inteligentes do que nós latinos ao criar dois verbos distintos para o assunto. Há "to lend" (emprestar a alguém) e "to borrow" (tomar emprestado). Está certo porque é óbvio que são ações muito diferentes e com conseqüências também sem nenhuma semelhança... Daí porque a razão de se usar duas palavras. Bom, num levantamento básico de cabeça feito nas últimas semanas cheguei à seguinte lista de livros que tenho em algum lugar do mundo, com algum conhecido (aliás, espero com isso tocar vocês leitores que estejam com algum desses livros, para me devolverem).

Indecisão – Benjamin Kunkel
Ensaio sobre a Cegueira – Saramago
Morangos Mofados – Caio Fernando Abreu
Chatô – Fernando Moraes
Dom Quixote - Cervantes
Neve – Orham Pahmuk
Tim Maia – Nelson Motta
O Valor do amanhã – Eduardo Gianetti
Um copo de cólera - Raduan Nassar
A festa do Bode - Mario Vargas Llosa
A Hora da estrela - Clarice Lispector
Hell's Angels - Hunter S. Thompson
América - Clássicos do conto norte-americano
Até o dia em que o cão morreu – Daniel Galera
Beijar o céu – Simon Reynolds

Trata-se de um levantamento por alto. Não tenho a mania de anotar os livros que empresto (exceto os cinco que estão com o gui há mais de um ano, que fiz questão de anotar justamente porque sabia que um ano se passaria e eu não os teria de volta).
Ok, o mea culpa é que sei também possuir livros que nunca devolvi, como uma edição especial de "Alice no país das maravilhas" e o ótimo "Nova Geografia da Fome", de Xico Sá e do fotógrafo U. Dettmar. Mas estou tentando mudar, começando a devolver os livros que tenho emprestado. Esta semana, assumi que devolveria dois. É um começo... E, Fezoca, fala pra dona Ana fica tranqüila, que devolvo o dela.

7 comentários:

Anônimo disse...

Hello , vi seu blog lá no canto do Walter e vim dar uma olhada
muito legal !

se quiser me visitar , seja bem vinda !

bjão
LuRussa - Tatui
www.garotinharuiva.blogger.com.br

Anônimo disse...

Danilo, vamos trabalhar o desapego... Livro, depois de lido, é só papel. O Moranguinho tá lá em casa, me lembra e pega, seu apegado!

Anônimo disse...

Eu devolvi. E sem nenhuma orelha nas páginas.

Anônimo disse...

Vou ler denovo, depois entrego...

rodr190 disse...

Cara, o Tim Maia está comigo. Já li alguns dos citados, mas devolvi e vc esqueceu de acrescentar "A praia". Sim, comigo. Acho que está certo em cobrar as pessoas, pois quero pegar alguns outros. hahaha

Dan disse...

verdade! A praia tá com vc. Deve ter mais um monte que esqueci de colocar na lista. Sorte de quem pegou...

Anônimo disse...

soluciono minha duvida e me deu uma boa dica!