09/09/2008

39 lugares-comuns

São vários os fatores que fazem de Os Desafinados o pior filme de todos os tempos, ou ao menos desde Jason X - outro filme que lembro de dar risada pelas cenas escabrosas. Por várias vezes tive impulsos de deixar a sala de cinema durante o filme, que tenta embalar na onda dos 50 anos de Bossa Nova e se perde pelos caminhos mais bestas imagináveis. O pior de tudo é que Os Desafinados, de Walter lima Jr., é uma seqüência inesgotável de clichês do cinema, mas sem a menor graça. Seguem alguns destacados:

• tem putas
• são quase duas horas de filme
• tem metalinguagem
• cortes previsíveis e simples
• história (ultra) previsível
• traidor que se transforma em traído
• pessoa que morre e que deixa um filho (que surge, oh, inesperadamente)
• tem a cena de um cara desiludido no Central Park. (sim, NY)
• Tem uma vizinha francesa provocante
• Tem a esposa corna e quieta
• Tem diálogos de velhos amigos lembrando o passado
• Tem encontros que se dão pela música
• Dublagens mal-feitas
• Tem perseguidos políticos
• Tem compositores enganados por empresários
• Há aquele que pega a mulher do amigo
• É filme de época, mas a mocinha tem corte de cabelo Londres, séc. XXI, a casa tem lustre estilo-japonês da Etna e por aí vai...
• Elipses temporais bestas
• Fade out quando troca de cena
• Há cenas rodadas na Argentina
• Tem nudez de graça
• Tem o Rodrigo Santoro
• E por que não fazer uma cena da invasão da PUC?
• Claro, tem o golpe militar, a ditadura, a censura...
• Há jovens com o sonho americano
• E o sonho da música, como redentora
• Tem Jairzinho, o mais novo do balão
• Mais metalinguagem (com erros de continuidade)
• Tem uma câmera 8 mm (que capta som)
• Os diálogos são vazios.
• O final é (uou) quase surpreendente
• Ah, tem a Operação Condor em prática
• Tem um gênio censurado e exilado
• Copacabana, princesinha do mar
• Tem a grávida, a bolsa que rompe após um susto e o parto natural (com gritos bem verossímeis)
• Tem uma cena dos amigos jovens conversando numa varanda e, de repente, somem e dão lugar a folhas secas (sim, outra elipse besta)
• “não me arrependo de nada que fiz”, diz um dos velhos
• Ah, tem também a vizinha velha e chata
• E, para tudo isso, eles conseguiram mais de 20 patrocinadores, como Petrobras, Votorantim, prefeitura do Rio, etc...

11 comentários:

Henrique Crespo disse...

Cara, sabe que nem achei os Desafinados uma porcaria. Se o filme tivesse acabado quando eles voltam de NY acharia até simpático (com alguns defeitos mas nada tão sério)mas depois daquilo parece que começa outro filme e um filme bem ruim.

No geral o filme tem clichês mesmo. Você tem toda razão. Alguns bem incômodos outros, ao meu ver, funcionam. Um clichê nem sempre é um defeito, acho eu. Se bem usado é válido e em alguns casos o clichê é o melhor caminho. Na sua lista tem dos dois tipos. Na sua lista tem coisas até que não vejo como clichê mas que são ruins sim e outras que não vejo problema.

O filme foi lançado no ano de aniversário da bossa nova, o que foi bom para ele mas isso não foi, a princípio arquitetado. O filme está quase pronto faz muito tempo mas teve problemas com a finalização e distribuição e isso se arrastou por pelo menos dois anos, se não me engano.
abs

Anônimo disse...

que loucura, dan. Todo mundo detonou o filme, exceto o Henrique que é uma pessoa boa! Aí vem aquela minha máxima - gente, cinema custa caro... vamos ser mais cautelosos...

Rê Gallo disse...

Não dá para se animar nem com as musiquinhas??

Dan, preciso da sua ajuda!! Queria a indicação de 2 bons livros. Sei que você é uma ótima pessoa para me indicar. Faz isso por mim, vai? Bjs!

Henrique Crespo disse...

Eu sou mau. hahaha Mas é que eu não achei tão ruim assim o filme. O que não quer dizer que não tenha visto defeitos.

Fe, você tem toda a razão. Cinema é caro e mais cautela não faz mal a ninguém.

Anônimo disse...

Eu tb não gostei....
Já Linha de Passe achei sensacional. É um dos melhores filmes brasileiros dos últimos anos. E a edição é como um jugo de futebol. Vc viu Dan??

Anônimo disse...

Obrigado Dan!!!
Bjs

Dan disse...

gente, estive fora uns dias...
seguem meus comentários aos comentários.
Henrique, você é mesmo uma pessoa boa. hahaha
Fê, cinema não é barato, de fato. Mas esse foi especialmente caro, a meu ver.
Rê, dá pelo menos uma idéia do que quer. Romance, poema, clássico, contemporâneo... Sobre o filme, as músicas não são boas. São poucos os clássicos da Bossa nova e o resto é chinfrim. (e rê, sei das novidades... parabéns!!!)
Ju, não entendi o agradecimento, mas disponha. hahah

Dan disse...

faltou o anônimo...
Anônimo, linha de passe eu ainda não vi. Mas, como já é quase dia 12, vou ver só depois de O Ensaio sobre a Cegueira.
Interessou-me o fato de o filme ser editado como um jogo. Quer dizer que ele rola em 45 por 45 minutos, com um intervalinho de 15?? ahahaha
bjs (ou abs)

Anônimo disse...

O agradecimento foi no impeto de que, ia assistir, mas agora...!!!!
Abs

Anônimo disse...

Dan, quando sai do cinema, após ver Os Desafinados, estava com tudo o que você escreveu intalado na garganta...só não sabia. Como algo que eu queria dizer, mas não sabia como.

Devia ter ouvido o Babenco dias antes, quando Rafael Cortez do CQC perguntou o que ele achou do filme na pré-estréia e ele respondeu: "Realmente: desafinado."

Bjão!

Andréa Grijó disse...

Comecei a procurar alguém que tivesse percebido os erros de continuidade (fralda descartável, petisqueira da Tramontina, bigodes que aparecem do nada, camisa molhada - seca - molhada, na mesma cena...) e me deparei que uma lista fantástica! Adorei! Também tive muita vontade de abandonar o filme, mas anida bem que não fui, assim, pude ver o final mais deprimente dos últimos filmes brasileiros: o que foi aquilo?
O filme é infantil e é uma aula de má direção!