06/06/2008

O autor

Nas últimas semanas, tive oportunidades de ter contato com experiências culturais produzidas por pessoas próximas e conhecidas. Foram livros, set lists, músicas, artes visuais e uma grande certeza: de que é impossível ao homem se dissociar daquilo que produz. Ver sentimentos e valores desses amigos através de suas obras foi a certeza de que é impossível existir arte sem autor. Sei que é uma afirmação besta, mas acho que é importante ela ser ressaltada em momentos em que se teme o sumiço de direitos autorais ou que a tecnologia possa canibalizar certas manifestações artísticas. A experiêcia também me despertou para o fato de que conhecer melhor a biografia e a vida dos autores faz total diferença na recepção de sua obra. O que vi dos meus amigos oculto sob suas produções, infelizmente, acho que só aqueles que os conhecer tanto quanto eu poderão compreender. Mas acho que isso também é o grande barato da arte. Mesmo sobre obras muito velhas, haverá sempre o que se descobrir sob as pinceladas, as notas ou as palavras.

Um comentário:

Dan disse...

Nada mais justo do que citar o autor da imagem acima: Esquema de Rudolf Arnheim, a partir d' A criação do homem, de Michelangelo