10/03/2008

Drible no oligopólio II

Era 2002 e as casas de shows paulistanas tinha acabado de adotar a prática de definir um preço para venda antecipada de ingressos para shows e outra para a venda na data. A idéia era basicamente burlar a meia entrada. Os valores cobrados de estudantes eram sempre metade do valor mais caro, de venda na data do show. Exemplo real: o ingresso do show era R$ 100 e o estudante R$ 50. Mas, para quem comprasse o ingresso antes da data do show, ele saía por R$ 60. O resultado era queo estudante pagava apenas R$ 10 a menos que o valor efetivo (de eventos bons, os ingressos acabavam sempre antes da data do show). Na época, eu tinha um bom acesso à página semanal de defesa do consumidor do Estadão. E consegui botar a boca no trombone, como mostra a reportagem aqui. Os ingressos do quadro ao lado eram os meus. Acho que, depois dessa matéria, a prática desapareceu. Nunca mais vi nada parecido. E, por sorte, nunca me vetaram em nenhuma casa de shows.

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