11/09/2007

Por trás do sítio

Sim, é dia de tiros para todos os lados. Está em evidência novamente o criador do Jeca Tatu, do Sítio do Pica-pau Amarelo e de tantas outras fábulas. A coleção infantil de Monteiro Lobato acaba de ser relançada pela Editora Globo, no mesmo momento em que um livro chamado Raça Pura, de Pietra Diwan (ed. Contexto; 160 págs; R$ 29), revela sua afinidade com as teses de eugenia - a criação de uma categoria pura de humanos sem mestiçagem. A parte tragicômica é que, diferente de Hitler, o pai da Emília pregava uma raça pura brasileira, país em que não se dá um passo sem encontrar um descendente de imigrantes. Que Lobato era um ultraconservador, nunca se desconfiou. Pelos seus textos no Estadão - principalmente o clássico "Paranóia ou mistificação", em que desmonta todo o movimento modernista e, especialmente o quadro "A boba", de Anita Malfatti - pode-se concluir facilmente alguns de seus ideiais mais reacionários. Faço essa volta toda para fazer com que nossos inteligentes leitores pensem na influência de Lobato sobre a formação de tantas crianças - grupo no qual me incluo - e em passagens de seus textos que vazam mensagens dessa natureza. O caderno Mais da Folha desta semana - que traz uma matéria sobre o livro Raça Pura - já cita um caso. O próprio Jeca Tatu era uma espécie de estandarte do fracasso de uma raça miscigenada. Ironicamente, o texto marca também a redenção do Jeca ao se tornar garoto-propaganda do Biotônico Fontoura. Em tempo, lembro eu que boneca de pano é feita à mão.

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com quase 80% do que ele escreve no artigo citado, aliás, uma boa frase: "'Arte moderna': eis o escudo, a suprema justificação de qualquer borracheira."
Como sempre falo, trabalhei na Fortes Vilaça e vi mta coisa boa e ruim, principalmente pessoas deslumbradas com o q não diz nada (e mtas vezes nem tem a intenção de dizer) só pra fazer parte, pra fazer pose... Cifras então, é o que não falta. Pode ter certeza de que arte tem preço sim, e bem caro.

Bjão!!!

Anônimo disse...

Esse comentário se aplica ao post de cima, claro.

Anônimo disse...

Meus sonhos infantis foram desmoronados. Meu olhar infantil e saudosista nunca me permitiu ver posicionamento político dessa obra da literatura...