22/01/2007

Conto de fadas para maiores


"O Labirinto do fauno" é um filme que trata de uma fábula nada infantil no contexto do fim da ditadura franquista. A história é doidona, como o cara acima dá a entender, e a direção de Guillermo del Toro também. Mas acho que o melhor a se dizer sobre esse filme é o que pode ser obsvervado na platéia ao longo de sua apresentação. Como eu não via há tempos no cinema, rolavam movimentações incessantes das pessoas na platéia, aquelas risadinhas de quem está se cagando de medo e prefere tornar a imagem assustadora em algo risível, pessoas inclinadas de tensão, mãos suadas e pernas cruzadas sobre a cadeira e coladas ao corpo(vale destacar as ótimas instalações do Cine Bombril, para que você possa virar e revirar à vontade). Principal paralelo comentado em roda pós-filme foram com Stanley Kubrick, não apenas pelo óbvio labirinto de O Iluminado, mas pela angústia de quem assite ao mesmo ou à Laranja Mecânica. Vale com folga três originais, na escala Zé de avaliação de uma a cinco.

2 comentários:

fê vio disse...

sim, eu sou uma das que não parou de se mexer na cadeira. E mais, só colocar as mãos nos olhos não estava adiantando, eu queria tb tampar os ouvidos. Que filme tenso, e ao mesmo tempo bonito.

Anônimo disse...

Eu também...
E a nossa amiga tbém...
Medo!