10/04/2010

A história da Carruagem


Colonizados que somos, poucas são as chances que temos ver os objetos reais na nossa terrinha. Tem o Museu do Ipiranga - caidinho, o Museu de Petrópolis que apesar das minhas boas recordações de infância ao andar de pantufas por lá me disseram que anda bem capenga. E uma ou outra obra perdida pelos museus do país, mas objetos mesmo são muito poucos...

Aproveitando a vinda a Lisboa decidi conhecer o Museu Nacional dos Coches (sim, nome do meio de transporte anterior à carruagem que descobri hoje foi inventada pelos ingleses).

E olha que o passeio foi um belo túnel do tempo. Vi o coche de Carlota Joaquina, os coches que foram construídos para diversos eventos especiais e até um para quando houve a troca de rainhas entre a Espanha e Portugal. Mas a que mais me chamou atenção foram os coches para os papas que você vê na foto. Olha a quantidade de ouro, e além disso todos tem mensões a deuses gregos, signos do zodíaco e quadros pintados com as imagens dos passageiros. Muita influência de Luiz XIV, aquele que nem precisamos dizer - era chegado numa ostentação!

Nenhum comentário: