03/03/2010

Colômbia

O país da vez foi a Colômbia. O que mais me chamou a atenção por lá foi a educação do povo e a vontade de não ser mais lembrado como povo do crime organizando e da cocaína. Eles são um povo com belas paisagens, melhor esmeralda do mundo e um café delicioso. Isso sim!
Ouvi de muitos bogotanos o mesmo pedido – Se puder contar aos seus amigos que somos hospitaleiros, seria muito amável.
Pedido aceito. Aqui vai.

Bogotá é uma cidade com ótimos restaurantes, construções no estilo espanhol e um centro muito charmoso. O Museo do Ouro é imperdível, conta toda a história da extração do mineral e a sua forte ligação com o povo indígena. Destaque para a Barca das Oferendas. Segundo conta a lenda em lagos como o Guatavita, o cacique-rei embarcava nu coberto de ouro e pó num barco junto com seus sacerdotes. No meio da lagoa promovia uma dança ritual e ao mesmo tempo ia jogando jóias de ouro e esmeralda que os mais finos artesãos tinham demorado o ano todo para elaborar: "Da terra tiramos, da terra transformamos e à terra devolvemos como oferenda".
Tão simples e tão lindo.

Um comentário:

Fish disse...

Apesar de toda a imagem das FARC e da coca, Bogotá nunca saiu da minha lista de cidades que ainda quero conhecer. E espero encontrar exatamente o que você relatou: história e hospitalidade. Legal o relato! Abs!