07/08/2008

Manifesto anti-metalinguagem

Estou aqui em frente ao computador a escrever este manifesto e penso. Por quê tanta gente insiste em falar sobre o que faz, sem que isso seja interessante?
Há quem faça isso bem, não dá para ignorar. João Ubaldo Ribeiro provavelmente seja o maior mestre brasileiro em descrever a elaboração do seu processo de trabalho e suas caminhadas pela praia, principalmente em suas crônicas semanais. Mas eu acho que os demais 99% de textos, reportagens e filmagens sobre o ato de escrever ou filmar são clichês e reflexo de uma falta de criatividade do autor.
Veja, por exemplo, esta matéria que relata que há mais jornalistas do que atletas em Pequim. A entrevista com o jornalista chinês é uma pérola sobre o vazio desses temas. Seria interessante, do ponto de vista jornalístico, se, na China, o Estado controlasse toda a mídia e a liberdade da imprensa estrangeira. Que tem uma galera cobrindo os jogos, todos sabem...
Outro exemplo que costuma me irritar é a crônica em que o cara fala que estava em frente ao computador, sem idéia para a crônica e blablablá. Como jornalista, aprendi que o leitor não tem tempo e paciência para escutar algo que não seja informação objetiva e interessante. Quando leio algo assim, paro na linha seguinte.
O ato de escrever provavelmente é o assunto sobre o qual mais se tenha escrito em todos os tempos. E, ao contrário de estar sentado com uma pena e um papel, ou computador, acredito que existam, no mínimo, centenas de ações mais interessantes do que escrever. Esse tipo de texto com metalinguagem barata tem se popularizado com os blogs e, certamente, com a falta de assunto de muitos. Se não tiver assunto, na minha opinião, é melhor não escrever - ainda mais em um blog em que não há obrigação de rotina.
Bom, o assunto não merece muitas linhas mais. Só escrevo para dizer que acho metalinguagem uma coisa chata pra caramba. Como disse, se eu começasse a ler um texto como eu comecei este, já teria parado.

3 comentários:

Anônimo disse...

tá nervoso!

Dan disse...

tava. É o espírito olímpico que mexe comigo.

Dan disse...

Taí a notícia. O caderno de fim de semana da Gazeta Mercantil de hoje traz matéria com o título Jogos políticos, em que cita um caso de jornalistas japoneses que apanharam de forças militares chinesas ao tentar cobrir um atentado que matou policiais no oeste da China. E o foco da matéria nem é a cobertura dos Jogos. Isso a reportagem citada no post não viu...