26/05/2008

Turistas, essas vítimas...

Tem um monte de gente que, quando viaja, odeia dizer que é turista. Diz que é viajante. Sempre achei isso besteira, mas acho que encontrei a diferença exata entre os dois temas nas minhas últimas viagens. Turista, basicamente, é o mané que cai em programas-roubada. Isso aconteceu nas minhas férias do ano passado na Europa, quando, na Viena de Mozart e Strauss, fui convencido a ir em um espetáculo de música clássica com ingressos vendidos na praça, por pessoas vestidas de século XVIII. Chegando lá, a maior roubada cultural da vida: o palácio era um teatro chinfrim, os músicos meia-boca e dançarinos quase chutavam os lustres, de tão pequeno o palco. Neste feriado, em Campos do Jordão, senti-me novamente como turista mané, ao pagar R$ 30 (meia) em um ingresso para ver a Filarmônica de SP tocando Beatles no Auditório Cláudio Santoro. Tirando o lugar, todo o resto era a mais pura chacota. Bandinha de formatura, o Bira (do Jô) era o MC e só falava e fazia besteiras e havia um quarteto de cordas safado, que mal dava para ouvir... Saímos no meio do “espetáculo” indignados, depois da vexatória representação de Paul, George, John e Ringo como bonecos do posto no palco (foto acima). A conclusão minha, envergonhado, é de que turista tem de procurar o máximo de informações possíveis antes de embarcar em um programa cultural, principalmente quando é mais caro.

Um comentário:

rodr190 disse...

CHACOTA??? foi a coisa (pois nao considero banda) mais tosca que vi tentando tocar Beatles. A melhor parte do show, foi o atraso de quase 1h.