17/04/2008

Cosa deles

Houve um tempo em que o discurso opressivo e intimidador dos Racionais MC’s fazia mais sentido. Talvez ainda o faça para o povo da periferia. É impossível eu julgar do ponto-de-vista deles. Mas ontem, em um festival da Banda Black Rio em homenagem ao Tim Maia, o discurso de Mano Brown e Cia. soava ultraconservador e descabido. Dizer que excepcionalmente estavam “da ponte pra lá” (foi no HSBC Brasil), pra playboyzada não se acostumar, dizer que éramos como ladrões e responsáveis pela condição daquele bando – fazendo uma referência ao confisco do ouro pelos portugueses – não tinha nada a ver em uma festa ao grande Tim Maia. Fora aquele clima de “nóis é gangsta, nóis é máfia, vacilou nóis mata e cosa nostra (com direito até a cantarem a música com o verso)”. Ao contrário da agressividade gratuita dos Racionais, a própria Black Rio mandou muito bem (em som e postura) e soltou em off momentos de realeza e maestria de Tim ao tocar no mesmo tema de defesa da negritude, mas de forma mais profunda e irônica: “O Senado precisa ter pretos!” A afirmação te faz pensar, ao invés de simplesmente coagir. Musicalmente, o show dos Racionais é ótimo. “Um homem na estrada” obviamente caiu como uma luva. Nesse sentido, é uma pena saber que é muito pouco provável que eu volte a vê-los alguma vez na minha vida. E, se o discurso for o mesmo, nem vou fazer questão.

6 comentários:

rodr190 disse...

Racionais é imporante na música nacional. Mas defitivamente não na minha vida. Viva a fase RACIONAL! VIVA AO SOUL e a BLACK MUSIC!

rodr190 disse...

O show foi com a pegada MAIA. Atrasou absurdamente, mas ao ouvir os primeiros acordes todos esquecem e entram no clima para dançar, cantar e se divertir. Sem esquecer os telões que passavam filmes antigos paralelamente com o show e ao fundo do palco, se desenvolvia um grafite do gordo mais querido do brasil.

Anônimo disse...

caramba, perdi. Mas o atraso, com certeza, foi pra dar um charme e relembrar aos momentos do TIM. Relatos contam que muitas vezes ele nem ia...

Felipe Marques disse...

dan, só pra constar. Prefiro que eles fiquem pra lá da ponte mesmo. Ô bando de gente chata. É o famoso preconceito ao contrário.

Anônimo disse...

nossa, deixa um pouco de imbecilidade pra outras pessoas errarem também, não pega tudo pra você não

Felipe Marques disse...

Fique tranquilo que sempre sobra um pouco para gente boa como você.