06/01/2008

Adolescência é a segunda-feira do ser humano

Por Bruno Vio (teorias que vêm lá da Inglaterra. Finalmente um post!)

A retórica pode ser uma arte. Além do simples prazer estético, boas analogias aumentam a chance e ser fazer entendido e a qualidade de uma comparação está escondido em sua habilidade de comunicar. Mas o que a segunda-feira e a adolescência tem em comum?

A resposta está na diferença, no enorme abismo. Carl Rogers (1902-87), foi o primeiro psicólogo a
estudar o conceito de auto-estima.

Segundo a sua abordagem, a auto-estima depende da diferença entre o eu-idealizado e o eu-percebido. Quanto maior a diferença entre os dois “eus”, menor será a auto-estima.

Se confiança é sexy, a famosa baixa auto-estima (ou BAE para os íntimos) pode acabar com a noite de qualquer pessoa. É impossível ter confiança se a forma como você se percebe está longe da idealizada.

Estudos demonstram que a adolescência é o período de menor auto-estima. Entre os 15 e 21 anos formamos o núcleo da nossa personalidade, e a idealização é um componente fundamental nesse processo. Entender que a idealização é um norte, é não uma meta, é sem dúvida, a parte mais difícil.

A resposta para a alta auto-estima está em reduzir essa diferença. A auto-estima pode ser aumentada abaixando o eu-idealizado ou elevando o eu-percebido.

Você tem duas formas de melhorar a segunda-feira: Piorar o seu domingo, ou melhorar a sua semana. Deixar de idealizar seria o mesmo que piorar o teu domingo, então acho que o melhor mesmo é melhorar a sua semana...

Nenhum comentário: