20/09/2007

Num fala mal dele não...

Concordo que o nosso ministro, Gilberto Gil, não está lá impressionando horrores. Concordo que não existe pessoa em todo Brasil que me dê mais preguiça de ouvir e ler. Confesso que nem estou acompanhando tudo o que ele faz e esse post nem se propõe a isso.
Mas há um aspecto do músico que eu tiro o chapéu (parafraseando Raul Gil) é para a criatividade de seus discos. O último, Banda Larga, tem uma música muito interessante que fala da evolução da internet. A sacada do Gil foi fazer essa música depois de "Pela Internet". É hora da gente parar e pensar como em 10 anos tudo mudou no mundo da tecnologia. Abaixo trechos das letras


Pela Internet (1997)

Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje

Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomar
Que leve um oriki do meu velho orix
Ao porto de um disquete de um micro em Taip

Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomar
Que leve meu e-mail at Calcut
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut acessar
O chefe da Macmilcia de Milo
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vrus pra atacar programas no Japo

Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabo
Que o chefe da polcia carioca avisa pelo celular
Que l na praa Onze tem um videopquer para se jogar


Banda Larga Cordel (2007)

...

O Netinho baiano e bom cantor
Já faz tempo tornou-se um provedor – provedor de acesso
À grande rede www
Esse menino ainda vira um sábio
Contratado do Google, sim sinhô
Diabliu de menino internetinho
Sozinho vai descobrindo o caminho
O rádio fez assim com o seu avô
Rodovia, Hidrovia,
Ferrovia e agora chegando a infovia
Pra alegria de todo o interior.
Meu Brasil, meu Brasil, bem brasileiro
O You Tube chegando aos seus grotões
Veredas dos Sertões, Guimarães Rosa
Ilíadas, Luzíadas, Camões

Rei Salomão no Alto Solimões
O pé da planta, a baba da babosa
Pôs na boca, provou, cuspiu
É amargo, não sabe o que perdeu
É amarga a missão, raiz amarga
Quem vai soltar balão na banda larga
É alguém que ainda não nasceu
É amarga a missão, raiz amarga
Quem vai soltar balão na banda larga
É alguém que ainda não nasceu...

6 comentários:

Dan disse...

O título do post impede-me de comentários.

Anônimo disse...

Realmente ele tem bastante criatividade, tbm curo essa música falando de internet, mas está claro que é melhor ele se limitar a isso...

Dan disse...

a caricatura tá com cara do camarada Baptistão. Confere fê?

Anônimo disse...

quem é o batistão?

Dan disse...

do estadão

rodr190 disse...

esse cara é chato pra cacete! e ainda fez o favor de ajudar a por no mundo a Preta Gil. Me perdoem os leitores, mas é de foder!!