27/05/2007

Travelling without moving

Oscar Niemeyer está certamente entre os brasileiros modernos que mais inovaram em todos os tempos. Respeitado aqui e no exterior pela descoberta das curvas na arquitetura (com a tecnologia do concreto armado que permitiu isso), Niemeyer fez obras magníficas em seus quase 100 anos de vida. O documentário "A vida é um sopro", em cartaz no Cine Bombril, tem o fábuloso mérito de trasmitir em planos, travellings e sequências o dinamismo e o movimento que o arquiteto imprime em suas obras. São tomadas que agigantam o trabalho do comunista histórico. O diretor Fabiano Maciel revela precisamente aquilo que o mestre, parceiro de Lúcio Costa na criação de Brasília, exprimiu em sua extensa obra. Acima, o trailer.

3 comentários:

Unknown disse...

Pessoalmente não gosto da arte do Niemeyer, mas é naquelas, gosto pessoal, acho sua obra fria, daí minha fissura pelo trabalho do Frank Lloyd Wright que sabia combinar a frieza do concreto com a natureza. Dêem uma checada aqui - http://www.franklloydwright.org/

rodr190 disse...

Acho que são duas propostas diferentes. Frank Lloud é espetacular assim como o Nuemeyer será lembrado com seus projetos.

Anônimo disse...

Opa, Travelling Without Moving, pra quem não sabe é o nome do melhor CD do Jamiroquai, a banda nunca conseguiu fazer melhor depois deste... uma pena!
Bjos!