07/03/2007

Somos reais e inteligentes, porra


Cresci lendo Super Interessante e acompanhei a revista até passarem seus anos áureos e a publicação virar um caça-níquel, com capas turbinadas sobre ETs, cura do câncer e homossexualismo. Também sempre fui fã de filmes e séries sobre ficção científica e até já fiz cursos específicos para atuar como jornalista na área. E aqui já disse algumas vezes que sou fã de documentários. Mas assisti à bomba: "Quem somos nós?", um documentário científico. Esse é o prepotente título de um DVD sobre física quântica, auto-ajuda, religião e tantos outros assuntos. O filme tem deficiências que um leigo mané como eu consegue identificar facilmente, como a tentativa surreal de explicar a física quântica com elementos da mecânica. Além disso, o filme insiste que a realidade em que vivemos é algo que está na nossa cabeça. Faz sofismas para dizer que qualquer um de nós é m deus em potencial, capaz de mudar o mundo com a força do pensamento. O formato também é cansativo (confesso até que pulei algumas partes para o fim, na esperança de um encerramento redentor que não veio). É triste como se consegue fazer algo tão superficial e opinativo com um tema tão rico e interessante e um belo orçamento.


Gosta do assunto e quer uma dica boa? Leia "A obra do Artista", do Frei Betto. Ok, o título já indica que ele está analisando o mundo como criação de Deus, mas, mesmo se você é agnóstico, a leitura vale pela informação e contemplação do mundo, principalmente a partir da física quântica.

6 comentários:

Anônimo disse...

Vc não é um leigo mané... Eu nem conheço física quântica, apesar de ouvir este nome direto...
Bjos!

Anônimo disse...

Puts, assisti esse filme também e em geral achei uma b...., mas tem uma parte que achei interessante naquela exposição de um japonês no metrô sobre o formato ads moléculas da água em diversas situações diferentes... Alguém tem sabe o nome dele pra sabermos mais sobre o assunto?

Dan disse...

ok, fabio, confesso que também curti essa parada. mas não lembro o nome do cara. E valeu pela ótima contribuição ao blog!

Anônimo disse...

opa, o blog é que é ótimo, sempre assuntos interessantes...

Anônimo disse...

Um filme bom sobre o mesmo assunto, mas sem essa parada de auto-ajuda e tals...é o Ponto de Mutação.
Para os mais sabidos, tem o livro!
E sobre as moléculas de agua, tem um livro inteirinho sobre isso, cheio de fotos, não lembro o nome, mas se vc for até uma Livraria Cultura, os vendedores matam na hora!
Fê, primeira vez que eu comento...mas sempre vejo, beijão.

Anônimo disse...

Fafá, que bom te ver por aqui! Veja sim, a gente adora, bjs