01/02/2007

O Brasil não conhece o Brasil


Retratar a realidade no cinema não tem feito muito sucesso. Tanta gente boa, com tanta idéia legal na cabeça, mas o público brasileiro não dá o devido crédito aos nossos documentários.
Li por aí que dos cercas de 20 longas em formato de documentário, que entraram em cartaz em 2006, só uma minoria conseguiu atrair mais do que quatro mil espectadores. Levando em conta que a Grande Família teve uma bilheteria de 300 mil no primeiro final de semana, esse número assusta.

Talvez seja porque a realidade não é tão atraente. Já ouvi algumas pessoas dizerem que quando vão ao cinema querem diversão e não reflexão. É uma boa justificativa, mas é preciso refletir, sentir e saber o que acontece por aí. Vamos dar mais crédito aos documentários, eles merecem. Comece assistindo o "Pro Dia Nascer Feliz". Não, não estou ganhando nada para divulgar esse filme. É que a questão da educação me sensibiliza muito, pela sua importância-essência e principalmente pela sua desimportância para aqueles que decidem o nosso futuro. Ok, me influenciei pela revolta do marido-rô.

Nenhum comentário: