23/02/2007

Amor velho, velho amor

Por Patty Ewald

Na falta de ler um livro fui determinada a uma livraria. Comprei logo dois; Intermitências da Morte, de José Saramago, já descrito pelo Dan neste blog (e mto bem descrito!) e Memórias de Minhas Putas Tristes, de Gabriel Garcia Marques, aquele do Cem Anos de Solidão. Pois bem, este último foi indicação de uma grande prima e quero fazer o mesmo para quem quer refrescar a cabeça com uma boa leitura. Com uma linguagem mais simplória, porém não menos envolvente em comparação à Saramago, o autor conta a história de um velho jornalista que completa seus 90 anos e resolve presentear-se com uma noite de amor louco com uma jovem virgem... Tudo bem, de primeira assusta, mas o livro surpreende! Transcrevo um dos melhores trechos que li até o momento, pois ainda não terminei:
“Desde então a tive na memória com tamanha nitidez que fazia dela o que queria. Mudava a cor de seus olhos conforme meu estado de ânimo (...). E a vestia para a idade e a condição que convinham às minhas mudanças de humor: noviça apaixonada aos vinte anos, puta de salão aos quarenta, rainha da Babilônia aos setenta, santa aos cem. Cantávamos duetos de amor de Puccini (...), tangos de Carlos Gardel e comprovávamos uma vez mais que aqueles que não cantam não podem nem imaginar o que é a felicidade de cantar. Hoje sei que não foi uma alucinação, e sim um milagre a mais do primeiro amor da minha vida aos noventa anos.”Coincidência ou não, depois de ler sobre os 90 anos vou ler sobre a morte...

3 comentários:

Anônimo disse...

Permita-me as correções do meu próprio post:
- o sobrenome do autor é Márquez, e não Marques, como eu escrevi;
- e, se não me engano, tem crase no a de "...fui determinada à uma livraria." Sem mais. Bjos!

Anônimo disse...

bienvenida ao blog! colaborações sempre bem-vindas. Quanto ao português, temos de respeitá-los, mas nada de escravidão. Humanos erram... bjs

Anônimo disse...

Bem, sem comentarios aos erros, afinal como a propria Fe disse: Errar e humano!!!! Adorei a contribuicao e vou acompanhar as leituras ora inddicadas!!!! BEijao a todos