13/04/2009

A palavra do dia é...

TOPOGRAFIA. Você se lembra do que isso seja? Claro que não! Mas eu vou te lembrar. Topografia era uma daquelas áreas de estudo da Geografia mais chatas, em que a professorinha te fazia desenhar picos, rios e vales na distância do ponto A ao ponto B. Mais ou menos como na imagem abaixo. Depois da sétima série, você, obviamente, nunca mais pensou que daria tanto valor a esse conhecimento. Pois eu te digo, viajante intrépido, que um perfil topográfico, quando apresentado no início de uma trilha, é como um mapa do tesouro, como um guia para o paraíso, uma chave para a felicidade! Sugiro a todos os pontos turísticos do mundo que adotem o modelo "Topografia aos incautos!" e parem de enrolar seus visitantes. Ou você nunca ouviu nego dizendo: "É suave. É subida no começo e depois só desce!" Malditos!!! Perdi a conta de quantas vezes fui enganado na vida em trilhas com subidas sem fim, caminhadas de horas e sem água no caminho. Bom, a inovação do perfil topográfico foi conhecida por mim no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso-GO, neste feriado. Logo, aqui, mais sobre a chapada. Sem fotos minhas, claro.


Um comentário:

Paula disse...

opa, topografia é minha área!